a reluctant father [um projeto de fotografia]


[7h40 da manhã]

Um fotógrafo documenta o seu choque com a paternidade. A coragem de assumir que, durante bastante tempo, aquela bebé era pouco mais do que uma estranha. O impacto da chegada de um terceiro elemento ao casal é enorme e há pouca gente que o admita. Eu, nós, assumimos: a nossa relação ainda não voltou ao que era. E na verdade, nem sei se vai voltar; tornou-se noutra coisa. Fotografias belíssimas e textos pessoais num livro que pode ser adquirido aqui


It’s odd. There’s how you feel, and then there’s how you think you should feel.

It wasn’t that I didn’t feel responsible for Loulou. I was there. To change diapers. To get up in the middle of the night, to do whatever needed to be done. But I felt no emotional connection.

And then there was my wife, Carla. When Loulou was born, she vanished. I missed her and me, together.

Everything Loulou did was utterly incomprehesible. Take eating, for instance.

Loulou’s arrival really made me consider my own mortality.

When you have a child, she becomes your past, present and future. I not only see myself and Carla in Loulou, but I see my parents too.

I look back at all these photographs, and see how they reveal my slow and inevitable metamorphosis. From detached observer, to eager participant. From photographer, to father.

Remember. Before your father was a parent, he was a person. Young, and confused, just like you.

A reluctant father” — um pai relutante, numa tradução livre — é um projecto fotográfico que explora o choque do fotógrafo com a paternidade. Com um sentido de humor singular, o fotógrafo Phil Toledano relata toda a incompreensão, confusão emocional e adaptação inerentes ao nascimento da sua filha, por quem se apaixonou passado um ano e meio de vida. Como o próprio Phil Toledano explica no seu “website”: “Nunca tive um interesse particular em ter filhos. Gostava de crianças de uma forma abstracta. Da mesma forma que o exercício físico nos parece apelativo, mas na prática, é apenas entediante. Quando amigos me visitavam e traziam os seus filhos, tratava-os como material radioactivo. Toleráveis por curtos períodos. A exposição prologada poderia trazer consequências negativas, como perda de cabelo ou manchas inexplicáveis no sofá.” O fotógrafo britânico, residente nos EUA, foi pai aos 40 anos de idade. Inicialmente, e tal está patente nas suas fotografias, encarou Loulou como uma intrusa que o forçou a um reposicionamento na sua relação com a mulher. Progressivamente, com a crescente interactividade, Toledano acabou por render-se, admitindo hoje que, apesar do desconcertante começo, se transformou num pai orgulhoso. O projecto deu origem a um livro homónimo.

[artigo retirado daqui]
,

3 comentários a “a reluctant father [um projeto de fotografia]”

  1. uah! que projecto giro..
    estudo psicologia e estamos neste momento a ter a cadeira de terapia familiar – houve uma colega minha que fez um trabalho sobre isso mesmo: o que muda ou não muda na relação de casal com a chegada de um bebé 🙂

  2. Fui espreitar e adorei! Por estranho que pareça eu não tenho vergonha de assumir que não senti aquele amor incondicional assim que o meu filho nasceu, como a maioria das mães relatam, senti sim uma mudança drástica em mim, no meu posicionamento no mundo enquanto pessoa que me assustou. Senti também a minha parte animal a despertar, como se tratasse dele sempre por instinto de fêmea que protege a sua cria, mas o amor, o encantamento, vieram com o tempo e foram crescendo e continuam a crescer de dia para dia(não demorou 1 ano e meio como neste fotógrafo ok? Uns poucos dias vá…).Já o pai ficou deslumbrado assim que lhe pôs a vista em cima e nos olhos dele vi logo de imediato um amor inconfundível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *