meditação [o grande ensinamento do shiatsu]

Falámos da importância da meditação para acalmar as ansiedades e regular o sono, o meu calcanhar de Aquiles. Se tenho muita coisa na cabeça, não durmo. Tenho insónias a meio da noite, custa-me adormecer ou então acordo cedíssimo, de madrugada, acabando por me levantar da cama [em vez de ficar a pensar nas coisas que tenho por fazer, pelo menos faço-as!] Ora meses assim dá nisto: uma cabeça que não pára e um corpo que se ressente, muito perto do limite.

Daí a meditação [mindfulness], que eu passei a ver como um exercício mente-corpo importante para superar as dificuldades normais dos dias, mas não só. Aprendi que praticar meditação passa por prestar atenção aos pensamentos, sentimentos e sensações. Entendi que aumenta a consciencialização de nós próprios e que, como resultado, ajuda a gerir experiências difíceis e a criar espaço para fazer escolhas com inteligência e sabedoria. 

Não é fácil parar estes 10 minutos por dia, quase nunca consigo, e os resultados não são imediatos, mas a persistência compensará. Porque, na meditação, eu sei que posso encontrar além do que o meu ponto de equilíbrio e serenidade; posso ir mais longe, mais alto, mais forte, fazendo uso total das minhas capacidades e com clareza. Começar, é uma questão de vontade; o resto, de mindset.

[refletindo sobre os ensinamentos do shiatsu no detox do fim-de-semana]
às vezes sou uma valente palerma

às vezes sou uma valente palerma

era tão bom

era tão bom

Newer post

There are 4 comments

  1. Anonymous

    Atenção que meditação e mindfulness não são a mesma coisa 🙂
    Mindfulness é uma tradução para inglês da palavra Sati. Sati é definido como “a capacidade de se lembrar”, e a ideia é de estarmos conscientes do que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções. Ou seja, de nos lembrarmos de prestar atenção, de ter consciência de nós próprios.
    Meditação é parar de pensar, é claro que para lá chegar passamos pelo mindfulness, mas o objectivo da meditação é diferente!

  2. F

    … ainda me encontro a lê-lo e também mandei vir uns CD com meditação ‘orientada’ por JKZ

Post a comment