do [meu] fim-de-semana


Há muito que precisava de um fim-de-semana destes: para mim. Abusei de tal forma nos últimos 15 dias que fui ameaçada com repouso. Ui, refreei imediatamente os cavalos e pedi ajuda ao sogro. Então de sexta para hoje a Constança foi passar o fim-de-semana nos mimos e eu também. Dormir era urgente. Acordei nos dois dias depois das 11 sem outra interrupção que não fosse o xixi das 7 da matina, horário do relógio biológico. E fiz tudo a que nós, mães [às vezes até nos esquecemos] também temos direito: na sexta, uma voltinha mínima no shopping, jantar de tabuleiro, sofá e um filme; no sábado, almoço com amigos, lanche e passeio intercalados com trabalho no atelier, depois jantar em casa de amigos outra vez, conversa até as tantas e dormir; hoje esplanada, casa e trabalho até as 3 da tarde, hora em que a Constança voltou a casa, feliz e contente.

De vez em quando senti um bocadinho de culpa. Mas logo a seguir pensei: mãe feliz, filha feliz. Neste caso duas, que aqui a Camila também já devia estar a acusar tanto stress. Não se fala muito nisso, mas numa segunda gravidez as coisas mudam um bocado. Comigo mudaram bastante. A vida já não gira à volta da barriga, há outra criança e tudo o mais para cuidar. E depois no 2º trimestre dá-me um tal boost que nem páro… Até ser forçada. Pois, estou grávida, quase me esquecia.

Mas a partir deste fim-de-semana vou portar-me bem. Fui buscar as meias de descanso. Não facilitei na cinta. Marquei drenagens linfáticas para as próximas semanas. E ainda o yoga, a meditação e o shiatsu, coisa que me faz tão bem que vos quero falar em breve. Ainda assim o trabalho não pára: a agenda para os próximos dois dias está totalmente preenchida, com afazeres de hora em hora, quase preciso de um cronómetro. Mas tem de haver tempo. Tem mesmo de haver.


5 comentários a “do [meu] fim-de-semana”

  1. Isso Ana! Nada de tentar ser a supermulher, não dá resultado! Segue o lema “Mãe feliz, filhos felizes” sem culpa!!!

  2. Como a compreendo.
    Já agora, a resposta as candidaturas não era ontem? Desculpe mas estou tão ansiosa por saber se fui escolhida…

  3. Não sou mãe, mas acredito que esses fins de semana são essenciais para o meu estar físico e psicológico quer da mamã, quer dos filhotes. Fazes muito bem 🙂 boa semana *

  4. por aqui andamos no mesmo dilema: 2ª gravidez, (quase) mãe-solteira e vou-me esquecendo de mim e do mini. e onde sinto mais frustração é na falta directa de paciência para com o meu filho: cada vez me arrelio mais, bufo mais, reviro os olhos… e não gosto nada de ser assim, com ele e comigo. e vou fazendo um esforço grande para seguir a máxima mãe feliz, filho feliz. há dias melhores, dias piores 🙂 mas tudo se faz e tudo se resolve.
    beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *