[preparando a chegada da Camila] a mala da bebé

_MG_7564b
Às 38 semanas e meia, o pai chegou e eu tenho finalmente tudo pronto: o berço já tem a cama feita; a alcofa de palha, que uso essencialmente na sala e nas estadias em casa de familiares, também; a babycoc já tem a forra e a base isofix está a postos no carro; a alcofa e o carrinho de passeio estão montados; o kit da Crioestaminal com toda a documentação devidamente assinada; a minha mala [ver este post] e agora, por último, a mala da Camila. Acabei de a fechar e lá dentro vai o seguinte:
  • 4 conjuntos de roupa exterior – se na gravidez da Constança eu privilegiei muito o azul [não é que eu não goste de cor de rosa, gosto, mas em demasia cansa-me], no pouco que comprei para a Camila senti vontade de experimentar outros tons menos pastel e mais quentes, como os cinzas, os azuis petróleo e as cores taupe, além do branco que, sendo uma das minhas cores preferidas, tem sempre muito destaque.
_MG_7541b _MG_7548b _MG_7543b[conjunto nº 1] Gosto muito desta conjugação de cores. Dica: combinar um tom assumidamente clássico e para menina [o rosa] com outro tendência, mais escuro e unisexo [o cinza].
camisola de malha do enxoval da Constança * body com pormenor cinza Neck & Neck * calça de peito cinza com pormenor rosa nos pés Ma Petite Princesse
_MG_7547b_MG_7546b_MG_7545b[conjunto nº 2] Um kit azul, porque as meninas também podem vestir esta cor. Dica: vestir com um chambre de rendas e uma touquinha branca, ficam um apetite e mais femininas.
conjunto de calça com pé e camisola Neck & Neck * chambre de cambraia 100% algodão com pormenor de renda na gola e nos punhos Ma Petite Princesse

_MG_7553b_MG_7554b_MG_7551b[conjunto nº 3] Novamente um conjunto de malha. Dica: mais do que muito tecido, folhos e rendas, as peças mais confortáveis para um recém-nascido vestir nos primeiros dias são as malhas [de fio quente no inverno, de algodão no verão]. São as peças mais aconchegantes, mais confortáveis e que melhor permitem ao bebé manter a sua posição fetal. Lembrem-se que acabaram de sair da vossa barriga.

 

body de gola Knot do enxoval da Constança * camisola de malha com laços de cetim de ombros Ma Petite Princesse * saial de malha antigo, emprestado e também usado pela Constança Pili Carrera

 

_MG_7555b_MG_7558b_MG_7559b[conjunto nº 4] Um cueiro com peito de malha e saia de tecido idealizado pela minha mãe, logo muito especial. A camisola é bem pequenina, ideal para usar nos primeiros dias. Dica: mesmo para bebés grandes, não ter medo de comprar algumas peças de tamanho 0 [essencialmente interiores, babygrows e partes de cima, umas 3 peças]. Além de mais bonitos, os bebés ficam muito mais confortáveis com peças à medida. Pensem no que seria vestirmos a nossa roupa toda tamanho acima, larga e a deixar passar o frio. A Constança nasceu com 3,825kg e usou o tamanho 0 durante 2 a 3 semanas. Para a Camila [que à data de hoje terá uns 3,200kg] vou fazer o mesmo.

 

body com gola em piquet bordado Ma Petite Princesse * cueiro com peito de malha confecionado pela minha costureira

  • 4 conjuntos de roupa interior – bodys e calças de pé em algodão, todos da linha dermacare da Knot.
  • 3 pares de meias – levo umas brancas, uma rosa e umas azuis, todas nos tamanhos mais pequenos que consegui encontrar.
  • 2 pijamas – levo babygrows tamanho 0, um que era da Constança e outro que escolhi especialmente para a Camila. Apaixonei-me por este da Knot, bordado, num algodão macio e de toque aveludado. Faz conjunto com a fralda [na imagem do lado] e a minha camisa de amamentação [ver este post].
  • 2 fraldas de pano

PicMonkey Collageb _MG_7529b

  • 1 manta – na lista diz para levar uma manta mas eu acrescentei o swaddle em bambu desta marca e uma espécie de envolta em algodão muito macia feita pelo Bazaar das Chitas para a Constança [para usar no caso de não haver lençóis disponíveis]. A manta branca também é da linha dermacare da Knot.

_MG_7533b_MG_7528b

  • 1 toalha de banho – comprei uma toalha nova para a Camila na Zara Home.
  • artigos de higiene para o bebé – gosto muito da Uriage. Não esquecer o pente para ajudar a levantar suavemente a crosta láctea.

_MG_7535b

  • fraldas descartáveis – levo 2 pacotes tamanho prematuro da marca Bambo, as fraldas eco-descartáveis à venda na Mimo Natura.
  • toalhetes – sem álcool e sem perfume da marca Natracare.
  • saco para a roupa suja

_MG_7537b_MG_7540b

Depois, numa bolsa à parte, preparei e separei a primeira roupa que quero vestir à bebé quando nascer com a primeira muda, tudo tamanho 0 e tudo em branco.

 

_MG_7532bEste conjunto é especial e deve ser selecionado com muito cuidado, afinal é a primeira roupa que o bebé vai vestir na sua vida exterior, fora da barriga da mãe. A sua pele estará muito sensível, provavelmente será limpa apenas com gaze ou algodão [a Constança só tomou banho 12 horas depois, não sei bem qual é a regra nem se há diferenças entre o hospital público e o privado], logo os tecidos devem ser extremamente suaves e delicados. As peças devem apresentar o mínimo de costuras possível e sem etiquetas no seu interior.

  • 1 conjunto de roupa interior – calça com pé, body e gorro tudo da linha dermacare da Knot, uma linha de roupa interior 100% algodão que contém propriedades antimicrobianas, de hidratação da pele e regeneração celular. Já usei na Constança e agora também são a minha primeira escolha para a Camila.

_MG_7523b _MG_7522b

  • 1 conjunto de roupa exterior – escolhi um cueiro em tecido e algodão tamanho 0 da Laranjinha. Tive a preocupação que fosse um conjunto bonito mas essencialmente simples dado que, se tudo correr bem, será o pai a vestir a bebé e eu não quero que ele se sinta atrapalhado na hora H.

_MG_7524b _MG_7520b

  • 1 manta – a manta branca da linha dermacare da Knot que mostrei acima.
  • 1 fralda descartável

E uma bolsa também para mim com:

  • 1 camisa com abertura à frente
  • 1 cueca descartável

Tal como a minha mala, a da Camila foi feita seguindo-me pela lista da Mimo Natura.

é já amanhã

é já amanhã

a espera [e o pai]

a espera [e o pai]

Newer post

There are 7 comments

  1. Sandra

    boa tarde ana,

    Gostaria de saber onde comprou aquele conjunto de bolsas para colocar (entre outras coisas) a primeira roupinha do bebé?
    (peço desculpa estar a escrever em caps mas o pc não está a colaborar e independentemente de estar on ou off, a opcção caps não se desliga).

    Muitas felicidades.
    com os melhores cumprimentos.

  2. filipa

    Adorei algumas peças tais como as calças de pé cinza e a camisola rosa com laços mas não consigo encontrar online para comprar. Como posso fazer?

Post a comment