desenhar uma marca


Para mim, desde sempre ligada ao mundo das marcas e da comunicação, a construção da identidade de uma marca é um processo muito emocionante. Se já era no tempo em que trabalhava nos gigantes das telecomunicações, então agora que se trata da minha marca-quase-pessoa é ainda mais! E como é tão importante e querido para mim, hoje pensei em partilhar convosco mais um bocadinho do processo de criação da nova Grace.

Construir a identidade de uma marca é trabalhoso e leva muito tempo: está aqui muita reflexão, pesquisa, troca de informação, noites online. Acima de tudo, construir a identidade de uma marca é mais do que desenhar um logótipo; é determinante para o negócio porque é a sua cara junto do público. Há um triângulo emocional invisível entre mim, a minha empresa e o meu cliente e tem que bater tudo certo. Eu em Portugal, a Rita em Espanha, falamo-nos numa base quase diária, na mesma sintonia que nos uniu há precisamente um ano quando, depois de uma conversa informal, a Rita agarrou o desafio de ser a designer da Ma Petite Princesse, agora Grace Baby&Child, marcas que hoje são filhas dela também.

post hello grace_2* o logótipo *

Queríamos manter a linguagem da marca Ma Petite Princesse; sentíamo-la atual, certeira e próxima do coração da marca. Todavia teria haver uma evolução: um novo nome inspirava a uma nova abordagem, novos elementos de ilustração, um novo ambiente. Então passou-se a usar maiúsculas, escolheu-se outra letra manuscrita e desenhou-se um ícone, um símbolo capaz de representar a marca sem recurso às palavras. Não podia ter resultado mais perfeito: uma cegonha, o animal dos recém-nascidos, elegante e com o bico a apontar para o alto, para o futuro.

post hello grace_3* os padrões e as cores *

Por um lado, a repetição aleatória da cegonha confere um toque de contemporaneidade à imagem da marca. Por outro, as rosas dão-lhe o toque vintage, a nossa maior inspiração. E a paleta de cores em tons pastel, o romantismo. Contemporânea mas vintage e romântica são os três atributos da marca e o reflexo do nosso estilo.

post hello grace_4* as peças gráficas *

Sou uma amante do papel, coleciono livros e revistas, adoro sentir o cheiro e o toque de uma peça impressa, especialmente quando acabada de imprimir. Etiquetas, cartões, autocolantes, embalagens, sacos… está tudo a chegar da gráfica e pronto voar junto de cada peça até às vossas casas, com todo o nosso amor.

post-0-cegonhas

A Rita desenhou a marca mais bonita que eu poderia desejar para a pequena Grace. Sou suspeita, é certo, mas quanto mais olho, mais gosto do que vejo e ainda mais do que sinto. Está invulgar e linda, estou feliz e orgulhosa. Tudo o que eu tinha escrito no papel, o que eu tinha ambicionado para esta nova fase, as emoções que pretendo transmitir, está tudo lá. Agora o desafio é alimentar, ser criativa e fazer crescer: a marca e as suas coleções, o blog e os contéudos, as parcerias e as imensas ideias que pairam por este atelier.

[Catita Illustrations * facebook * loja online]


3 comentários a “desenhar uma marca”

  1. Parabéns, tudo tão lindo e delicado. Assim eu fosse empreendedora e corajosa! Estou a torcer pelo sucesso da Ana. Beijinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *