a história da Grace [que antes se chamava Ma Petite Princesse]


_DSC0006Tem tanto de cliché como de verdade: a maternidade transforma-nos, altera-nos o sistema e dá-lhe uma volta para sempre. Foi numa tarde de inverno, há quase 3 anos atrás, entre as primeiras fraldas e mamadas, que tomei a grande decisão: ia-me lançar na aventura de ter um projeto meu. Queria aprender algo novo e criar algo que viesse da minha cabeça, mãos e coração. A partir desse dia, tudo mudou. E essa mudança, além de inevitável, foi definitiva. Vou contar como foi.

Dezembro 2012: quando tudo começou. Junto com a minha filha Constança nasceu a Ma Petite Princesse. O projeto começado e adiado pela minha mãe ganhou vida quando eu fui mãe. E não teve tanto a ver com a altura certa; teve a ver com a inevitabilidade de uma coisa que, a partir de um determinado momento, passou de fazer sentido a fazer todo o sentido. A oportunidade estava lá, a maternidade deu o pontapé que faltava e os cinco meses de licença proporcionaram o tempo necessário para me apaixonar perdidamente pela ideia. Eu, que sempre quis criar um negócio meu, ia fazê-lo. Sim! O conceito: uma marca de roupa e outras coisas para bebés e um blog onde eu partilho a minha vida depois de ser mãe. O nome: Ma Petite Princesse, ligeiramente coquette mas afastado qb do mundo cor-de-rosa das princesas. A inspiração: ela, a minha primeira filha, recém-nascida.

_DSC0007Abril 2013-abril 2014: o primeiro ano. Abril. No mesmo mês em que voltei ao trabalho terminada a licença de maternidade, lançámos a primeira coleção. A marca passou os testes iniciais e eu vivi um ano louco: acumulei um emprego com um projeto, trabalhei em média 15 horas por dia e ganhei meia dúzia de rugas à volta dos olhos que me custam reconhecer. Foi um ano duro, intenso, onde senti muitas vezes o prazer, mas também a dor de criar.

Entretanto desenhámos um plano, acreditamos muito, e as coisas foram acontecendo, naturalmente. Daí que exatamente um ano depois do dia em que a marca saiu para a rua, a primeira decisão de mudança: trocar o certo pelo incerto, dar o salto de fé. Larguei o emprego, tirei o negócio da sala de estar e abri o atelier. Depois, a oportunidade de ir para fora do país aconteceu e, também na esfera familiar, demos início a uma grande volta: ele aceitou um desafio na Suíça e eu fiquei cá, com uma pela mão e outra na barriga, até chegar o dia de nos mudarmos também. Nesse ano, a Ma Petite Princesse cresceu e eu ainda mais.

_DSC0073Setembro 2014: mudança de imagem. Por esta altura, a Ma Petite Princesse já se tinha tornado numa realidade e em algo muito maior do que um projeto de negócio: tornara-se num projeto de vida. A marca o blog eram o resultado de um enorme trabalho, o reflexo da nossa forma de estar, uma espécie de extensão das nossas personalidades. O caminho que percorríamos era carregado de emoção. Mas nem sempre resultou óbvio, foi-se fazendo caminhando, todos os dias. Às vezes de forma mais confusa, incerta, houve até quem desse por ela e me escrevesse: há qualquer coisa ligeiramente desafinada entre a marca e a pessoa que está por detrás dela. Pois era verdade, fui sentindo-o e sabendo-o mais do que uma vez, até me ser muito claro, límpido. E então? Então havia que começar de novo. A marca mudou de imagem para ficar ainda mais bonita e, acima de tudo, mais perto do meu coração.

Janeiro 2015: de uma para três. A Camila chegou às nossas vidas e nós, inspirados por ela, iniciámos mais uma etapa. O repto que eu lançara no ano anterior deu frutos e o meu projeto pessoal deixou de ser individual: a Ma Petite Princesse passou a ser uma equipa de 3 pessoas. De uma passamos a três! E como três cabeças pensam melhor que uma, seis braços trabalham mais rápido, seis pernas chegam mais longe, demos um verdadeiro salto.

_DSC0059Para a minha direita veio a Joana, educadora de infância de formação, apaixonada por crianças e a extensão perfeita da minha pessoa junto das clientes queridas. A Joana está por detrás de cada e-mail, de cada mensagem de facebook, de cada peça que expomos na loja e voa até às vossas casas. A Joana é quem faz tudo isso acontecer e, sem ela, eu hoje estaria perdida. Para a minha esquerda, a minha irmã Maria, sempre do lado do meu coração, envolvida em todas as dores e em todas as alegrias. Depois de uma grande aventura na restauração, a Maria passou a repartir-se entre o design de interiores e a produção de roupa para crianças. É a outra alma criadora das peças bonitas que vos apresentamos, coleção após coleção. Está presente nesta aventura desde o início, mas nunca tão a sério como agora.

1 setembro 2015: rebranding para Grace Baby&Child. Já o disse aqui e volto a dizer: quando me atirei para este projeto, eu secretamente até desejava, mas não podia imaginar que íamos chegar a este ponto. Tive tantas dúvidas e receios [fui escrevendo sobre isso], mas agora que aqui estamos… there is no turning back. O caminho é para a frente. Já não tenho a menor dúvida que este projeto é um negócio para fazer crescer, para expandir; quero levar a marca para lugar maior e ainda mais bonito. E quero que esta seja uma marca que as pessoas recordem por ser feita por uma mãe real. Por isso, estação após estação, comprometo-me a criar uma coleção simples mas coerente, onde apenas cabem as peças com as quais me identifico, as especiais, aquelas que eu mais gosto de vestir na Constança e Camila. Porque a verdade é que o objetivo foi sempre este: criar uma marca que, de uma ponta a outra, estivesse o mais perto possível do meu gosto, da minha forma de estar, de lidar com as minhas filhas e de encarar a infância – esta é a sua essência, alma, razão de ser.

[31 de agosto de 2015 * fotografias por Rita P. Braga]


5 comentários a “a história da Grace [que antes se chamava Ma Petite Princesse]”

  1. Parabéns Ana! além de ser uma marca linda, com coisas lindas, tem por trás uma história muito inspiradora! um óptimo 2016 🙂

  2. OLÁ aNA, (jOANA E MARIA),

    A sua nova colecção está linda!! Existe alguma loja no porto que venda a sua marca?
    está nos seus projectos ter um franchising da marca?

    Beijinhos e continuação de bom trabalho

    • obrigada Ângela! no Porto, temos algumas peças de recém-nascido à venda na loja Wee Charlotte, que fica na rua de Gondarém. o nosso showroom fica em Braga e aí poderá ver a nossa coleção completa. visite-nos! é mais fácil marcar via facebook só para garantir que está gente para a receber 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *