de partida


Estamos de partida e as malas estão fechadas. Lá dentro vão algumas coisas para a casa, roupas e calçado para as três, meia dúzia de brinquedos para as miúdas. E é nestas duas malas grandes que se materializa esta mudança, pouco mais.

Esforço-me por praticar a simplicidade e viver com menos. Até porque ter menos é também ter menos para limpar e arrumar numa casa que não é grande e tem pouca arrumação. A mesma lógica aplico às compras. Fui levando coisas ao longo deste ano, não só porque na Suíça é tudo demasiado caro, mas porque realmente não fazia sentido comprar tudo de novo. E vendo bem as coisas, uma pessoa nem dá conta, mas a verdade é que tem lençóis, colchas, mantas, toalhas e uma data de coisas a mais.

Sinto-me a ir numa grande viagem, como se partisse numas longas férias. Não me sinto propriamente a emigrar, é mais uma sensação de estar a iniciar uma vida dupla, entre dois países, duas cidades, duas casas. Por isso hoje evitei as despedidas, apesar de, no que toca às miúdas estas serem inevitáveis; ver a família mais chegada despedir-se delas custou-me e eu emocionei-me com quem se emocionou.

Está tudo muito verde ainda, vamos ter todos que nos adaptar, progressivamente, e de amanhã em diante temos muito tempo para perceber o que funciona para cada um de nós e o que não funcionará tão bem. Mas se isto resulta, ganho o melhor dos dois mundos. Estou convicta e a ideia deixa-me muito animada. Embora, no meu íntimo, também saiba que, um dia, eventualmente, terei que estabelecer a minha vida mais por lá. Como me dizia uma amiga, há-de chegar o momento em que tens de ter médico, esteticista e quem te arranje as unhas lá. É simbólico, mas é verdade.

 

 


Um comentário a “de partida”

  1. Estou a ler a sua partida e As lagrimas Teimam em cair pela cara abaixo! Temos planos para daqui a 2 anos Irmos para a suica e revejo-me em muitas partilhas suas…desejo-lhe que todos os vossos sonhos se cumpram e sejam muito muito felizes!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *