eu e a Camila [e sobre ser mãe pela segunda vez]


12_AlexandraCarvalho13_AlexandraCarvalho15_AlexandraCarvalho (2)18_AlexandraCarvalho14_AlexandraCarvalhoAs segundas vezes nunca são como as primeiras. Perde-se o fator surpresa, a incerteza da novidade, o medo do desconhecido, aquele entusiasmo com uma experiência nunca antes vivida. Pela segurança de quem vai percorrer um caminho de novo, as segundas vezes podem ser previsíveis, ligeiramente decepcionantes até. Ou então não. Numa segunda gravidez, a Natureza encarrega-se de nos limpar a memória para que tudo seja igualmente belo, enternecedor, mágico. Damos por nós a viver quase como se fosse pela primeira vez cada gemido bom, cada esgar à procura da mama, cada sorrisinho a dormir.

 

E depois há o dia em que se dá o clique. Não se fala muito nisto mas é verdade que pode ser assim: ainda que amemos profundamente aquele pequeno ser que acabámos de dar à luz, que o tenhamos desejado e acarinhado durante 40 semanas no nosso ventre, a ligação nem sempre é tão imediata ou arrebatadora como prevíramos. Às vezes são precisas algumas horas a sós, alguns dias até, para sentir aquele quentinho no coração e as lágrimas nos chegarem aos olhos, transbordando de emoção e de amor.

 

Com a Camila, foi logo a seguir a esta sessão. Depois de uma noite mal dormida e com o Bernardo de partida para a Suíça, eu carregava a angústia de ficar sozinha com as duas e estava tão cansada que preferi não aparecer nas fotografias. Tinha decidido que este registo não seria dos 4, ou meu, com a Camila, mas sim apenas dela; seria o registo dos seus primeiros dias de vida em casa. Mas eu estava lá, como não me deixar envolver com o momento, com a minha bebé recém-nascida? Foi inevitável. E enquanto a Constança dormia a sesta, aconteceu: esta oportunidade, este tempo para nós duas. Acho que se consegue adivinhar a intimidade, a ternura e suavidade dos movimentos. Obrigada, Alexandra, por teres insistido vir e por teres sido tão delicada connosco.

 

Camila com 1 semana 2 dias * fotografia por Alexandra Carvalho

[anel, fio e brincos mmi]


3 comentários a “eu e a Camila [e sobre ser mãe pela segunda vez]”

  1. Olá Ana poderá facultar-me a marca da manta cinza da bela Camila. Parabéns pelas fotos.

    Lídia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *