setembro


_DSC0005 _DSC0003 _DSC0009 Parte de mim chama o outono, outra parte deseja que o verão não acabe. Não já, não tão cedo, mal pus os pés na água, não queimei a pele ao sol, ficou muito por fazer, ver, ler, descansar. Tenho a sensação que quase não tive férias. Sozinha com as duas, aqueles longos dias na praia a dormitar na toalha são uma recordação do passado, são coisa doutro tempo. E apesar de termos uma casa de família em Fão, entre sestas e refeições, o dia passa. É difícil, esta fase. Prometo a mim própria que de presente de anos vou-me oferecer um dia de praia inteirinho, só para mim. À semana de preferência, para saber ainda melhor.

Mas ontem esfriou. O outono fez-se anunciar e eu comecei a virar-me para o ninho, a recolher. Depois de meses a mantê-las abertas, apeteceu-me correr estas cortinas brancas e trazer uma manta para o sofá. Fiz um chá. Li um capítulo do meu novo livro na cama acabada de fazer. Ao fim da tarde, meti as miúdas no carrinho e fui pela primeira vez espreitar as novas coleções das lojas do centro. Trouxe uma écharpe, vi um casaco que me vai dar jeito na Suíça, apaixonei-me por todas as peças simples e confortáveis que encontrei nas minhas lojas preferidas.

Estamos quase de partida. Dia 9 será o início de um novo ciclo, de uma nova vida, os 4 sob o mesmo teto. Se estar aqui assim com elas é difícil, logística e emocionalmente difícil, estar lá também vai ser. Sem qualquer apoio doméstico e família perto, com as miúdas num colégio que fala uma língua que nenhum de nós entende, a trabalhar de casa, sem o meu atelier e as pessoas com quem divido os dias, terei dias duros, certamente. Ainda assim, não desanimo. Anseio por este recomeço: decorar a casa nova, novas rotinas, o inverno na neve, uma cidade vibrante e bonita, um país inteiro para explorar. Estou cheia de vontade e a ver isto como uma oportunidade, mais uma, de fazer uma data de coisas de novo e de fazer uma data de coisas de forma diferente. Esta é a perspetiva correta de ver as coisas, a perspetiva feliz. Outubro será o nosso setembro.

* Obrigada, Catarina, por este teu Provo-te. Vai ser difícil lê-lo devagar.

,

2 comentários a “setembro”

  1. Olá Ana. Passo por aqui muitas vezes, leio avidamente aquilo que escreves e revejo-me em tantas coisas… Gostava de partilhar contigo que este ano, e também num dia 9, me meti num avião e assim matei uns milhares de quilómetros e anos de aeroportos, saudades, despedidas. Aqui, também na Suíça, os desafios são outros, as saudades são outras, mas asseguro-te de que é um sítio muito bonito para viver, para respirar, visitar e criar novos laços e novos projectos. Boa sorte para ti e para a tua família!

  2. Que seja o início de uma linda e feliz história em família novamente.
    acompanho sempre seu blog. adoro seus textos. tenho uma filha de 1 ano e me identifico com muitas coisas que você escreve…
    sou do brasil, estamos longe em distância, mas próximas nas experiências do dia a dia de mãe, mulher, profissional, amiga e tudo mais!
    BOA SORTE!!! BOM RECOMEÇO!

    bjos do brasil 🙂
    tania minatel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *