um fim de tarde em Basileia [no nosso bairro]



Assim são os fins-de-tarde de verão em Basileia, na margem direita do Reno, o lado que escolhemos para morar. No final do trabalho, as pessoas juntam-se para beber umas cervejas e picar umas salsichas que se cozinham nos grelhadores públicos. Há gente a correr, a andar de bicicleta, música a tocar, as esplanadas dos bares estão cheias e o ambiente é internacional, descontraído. Tem muito a ver connosco.

 

Não se vêem muitas crianças, mas a Constança também não era a única. A corrente é forte e perigosa, por isso demoramos a relaxar com receio que ela se atirasse ao rio [vê se pelas fotografias que queria muito experimentar a água] e nunca a mais conseguíssemos alcançar. Tivemos de lhe explicar várias vezes o perigo e combinamos vigiá-la à vez e com extrema atenção. Já percebemos que, para tão perto da água, só de trela ou de colete.

 

A nossa casa fica numa perpendicular a esta espécie de passeio ao longo do rio, a poucas dezenas de metros; consegue-se vê-lo da janela do quarto das miúdas. Há escolas, supermercados, mercearias, cafés e muitos restaurantes perto, para todos os gostos e nacionalidades. Algumas ruas não têm trânsito e as crianças brincam à vontade. Mas, para nós, o melhor é mesmo a vida que esta zona tem e a proximidade da água.

 

Foi belo fim de dia. Dá bem para ver como o Bernardo está super ambientado, tal e qual um peixe no aquário. E que se respira um bom ar ali. As fotografias que se seguem foram tiradas entre as 6 e as 8 e meia da noite de uma terça-feira quente, um dos raros dias de bom tempo que tivemos quando fomos, as duas, visitar o pai pela primeira vez. Àquela hora ainda fazia muito calor e estava uma luz bonita.

 






















[15 de julho de 2014, Basileia, Suíça]

4 comentários a “um fim de tarde em Basileia [no nosso bairro]”

  1. Gosto imenso do seu blog! As palavras honestas e despretenciosas, a leveza e sentimento e principalmente a coragem de arriscar, de largar tudo, de assumir que tem medos e receios. Mas ao mesmo tempo mostrar os sucessos e mostrar que é possível com muito trabalho e acreditando em nós próprios. Identifico-me com muitas das coisas que diz, o acumular um projecto nosso com um emprego a full-time, as dúvidas nuns dias as conquistas noutros. Tudo de bom nesta nova fase*

  2. Olá! Sigo o seu blogue há muito pouco tempo mas este post chamou-me a atenção e achei que não podia deixar passar sem dizer olá! Vivi em Basel durante 8 meses há uns anos atrás, e adorei! Se voltasse a viver na Suiça sem dúvida que não me importaria que fosse aí de novo. Voltei entretanto para rever amigos e mostrar a cidade ao meu marido! Também vivi na mesma margem do Reno do que vocês, boa escolha 🙂 e os finais de tarde na margem do Reno deixam-me saudades!! Ler o seu post deixou-me de sorriso na cara! A cidade é muito gira e tem imensas coisas para aproveitar!! Espero que continuem a gostar e a gostar da descoberta! Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *