No verão passado, eu grávida de 5 meses, decidimos fazer obras. Queríamos remodelar as casas de banho e, imaginando a C. a gatinhar pela casa, deitar a parede abaixo que dividiam as duas salas, a de jantar e a de estar. Foi uma boa decisão. Hoje, temos uma sala maior, com mais luz e espaço. É certo que perdemos uma parede, mas acabamos por ganhar outra, entre duas portas, com um metro e meio de largura. Será aqui, contra esta parede, que vou montar o meu mini-mini-escritório, um espaço onde eu possa sentar-me ao computador e ter uns papéis à mão. E a inspiração veio daqui:
Primeira coisa a pensar: a mesa. Requisito: ser pequena, tanto no comprimento como na profundidade, para caber na parede e não atrapalhar a passagem. Então procurei uma mesa tipo cozinha, vintage, de preferência usada e com cor.
Limitação: o espaço é pequeno, mais ou menos assim. Só que em vez de duas janelas, são duas aberturas de porta (portas sem porta, na prática).
Importante: aproveitar o espaço disponível colocando prateleiras na parede que resta. Gosto muito deste estilo depurado, com uma paleta de pretos e brancos, mas em minha casa nunca resulta assim. A tentação para a cor é muito grande.
Essencial: ter coisas bonitas à frente dos olhos. Fotografias, recortes de revistas, anotações, pedaços de papel, coisas que nos inspiram para olharmos sempre que nos sentamos a trabalhar.
Toque de originalidade: esta ideia das molas do colchão. Com as obras e as mudanças, o colchão que veio com a cama de grades do ikea que comprei em segunda mão a uma amiga, acabou por se desfazer mas eu guardei a estrutura. Achei piada às molas e pensei que saberia fazer alguma coisa com aquilo. Pois agora já sei.
[PS – Fazer obras em casa que impliquem partir paredes são um filme. Fazer obras em casa que impliquem partir paredes em estado grávida são um filme de terror. Por isso, a quem tiver que as fazer, digo sempre que as faça cedo, mesmo que pareça cedo demais. O meu caso:
Tivemos que empacotar tudo e sair de casa. Como já estava calor, resolvemos ir alternando entre a casa da praia, que a minha família aluga ao ano, e a casa do meu sogro, que estava desocupada. Seria supostamente por pouco tempo, um mês no máximo. Mas um mês passou a dois, a três, meteu-se Agosto e só em Setembro é que tudo ficou pronto. E eu cada vez mais grávida, cada vez maior, cada vez mais ansiosa com a casa. Acabei por meter baixa porque as contrações de braxton hicks eram demasiado frequentes e as viagens de carro entre as três cidades estavam a ser um inferno. Portanto vão por mim: obras? Sim, mas cedo!]
6 comentários a “[coisas bonitas] espaços para trabalhar em casa”
adorei o post. ideias super legais achei tudo lindo. realmente mudancas na gravidez deve ser um tanto conturbado
Se for preciso mando uma foto 🙂
Olá Ana,
O que nós fizemos foi tirar as portas, tapar os respetivos buracos das ferragens no aro das portas e manter o espaço/buracos das portas, mas sem as portas lá colocadas… faço-me entender? 🙂
Claro que isto implicou chamar um carpinteiro e depois um pintor, que teve de pintar todos os aros da casa (e acabámos por pintar a casa toda outra vez).
Não só é mais barato do que tapar o buraco de uma das portas ou deitar mais parede abaixo, mas a decisão tb foi estética. A casa é dos anos 70/80, com chão de taco, e ficava melhor assumir a coisa assim.
Um dia destes mostro o resultado final 🙂
Espero ter ajudado!
Passei aquinhoar pela 1a vez e este post não podia ser mais perfeito/indicado para mim. Estou gravida (mesmo mesmo no inicio), temos duas salas que pensamos em juntar, mas temos um problema com as portas. Qual é que foi a vossa solução? Portas sem portas? Help!…
Seria uma verdadeira inspiração trabalhar em qualquer um destes espaços 🙂
Olá, tenho lido seus post, seu blog é lindo!
Estou de 32 semanas de gestação e desde de fevereiro minha casa está em reforma e tem sido meu pesadelo, faltando um mês para a chegada do bebê, e ainda tem muitas mudanças a ocorrem, concordo contigo, reforma na gravidez é um filme de terror!!
Grande beijo!