[Natal parte 1] a ceia na avó Celestina


Hoje foi na casa da avó Celestina. Foi o meu primeiro dia 24 fora de casa, a primeira ceia de Natal sem os meus irmãos sentados à volta da mesa da mãe. Foi estranho, foi diferente, foi bom.

Gosto muito desta casa. Esta casa tem alpendre, tem jardim, tem horta e tem cão. Esta casa tem uma grande cozinha, copa e sala de jantar. Aqui, a mesa é sempre posta como deve ser e há bolo feito no dia. Mas mais do que a casa, gosto muito do que ela representa. Há 3 anos, quando o meu pai morreu e todos evitávamos a casa da mãe, foi neste lar de avó que eu me refugiei. Aqueles domingos de Setembro, na saleta do andar de cima, entre jornais, chás e familiares a entrar e a sair, impediram que, pelo menos enquanto cá estava, eu me perdesse na dor. Sinto-me bem nesta família.

Hoje foi o primeiro Natal a sério da Constança. Ao lado do avô, à cabeceira da mesa grande e na cadeira de bebé que já sentou 3 gerações, a C. comeu, riu, fez birras, foi o centro da atenções. Estava cheia de sono mas manteve-se acordada até as primas chegarem para abrir os presentes. E foi uma grande festa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *