[preparando a chegada da Camila] a minha mala para a maternidade


_MG_7456_b

Às 36 semanas, quase 37, é [mais que] tempo de fazer as malas para a maternidade, que são duas: uma para mim e outra para a Camila. A da bebé ainda não está completa, porque não me consegui decidir quanto às primeiras roupas, mas a minha já está prontíssima para o que der e vier. Se a Camila for como a Constança, vai querer ficar cá dentro até ao fim mas se resolver antecipar-se, alguma coisa já está minimamente preparada. Diz o médico que esta bebé chegará ao mundo uns 15 mais cedo que a data prevista por isso tenho mesmo que me acautelar.

_MG_7455_bHá muitas listas com o que levar para a maternidade. Umas são mais extensas, outras menos, certamente todas válidas. Eu sigo-me pela lista da Mimo Natura [já o fiz na gravidez Constança] não só porque me parece ser muito sensata no que diz respeito à quantidade de itens, mas essencialmente porque sei estar em sintonia com as necessidades/limitações do hospital público de Braga, que é onde onde vou dar à luz, pela segunda vez.

Divido este assunto em 2 posts: um sobre o que levar para a maternidade na mala da mãe e outro sobre o que levar na mala do bebé. Começo pelo primeiro, espero que vos seja útil. Então, na minha mala vai o seguinte:

  • 4 camisas de dormir ou pijamas frescos com abertura para facilitar a amamentação – eu levo duas camisas de malha de algodão super confortáveis da Knot [as melhores e as mais bonitas que encontrei] e duas camisas da Prénatal [que a minha mãe comprou em tempos para ela e que eu já usei no parto da Constança].

_MG_7432_b_MG_7433_bAdorei esta camisa da Knot, toda branquinha e com uns flocos de neve bordados no peito. O algodão é super macio, ligeiramente elástico, logo mais confortável, e tem um decote largo, ideal para a fase de amamentação. Acabei por comprei o babygrow para a Camila vestir na sua primeira noite a condizer.

_MG_7435_b _MG_7446_bTenho quase estimação por estas camisas de dormir. Com detalhes em renda e fitas de cetim, são muito românticas e apesar de se destinarem particularmente à gravidez, são peças que se usam perfeitamente depois, no dia-a-dia.

  • 2 soutiens de amamentação – os meus preferidos são da H&M. Também tenho da Prénatal, comprados na primeira gravidez.
  • 6 cuecas descartáveis ou de algodão – coloquei mais. Levo 8 descartáveis e 4 de algodão.

_MG_7450_b

  • 1 robe ou roupão fresco – levo o robe de tecido que faz conjunto com a camisa de rendas e uma espécie de casaco de andar por casa curto de algodão da Prénatal, que comprei na altura da gravidez da Constança. Não é um roupão. E com o calor da maternidade é perfeitamente desnecessário um roupão grande e muito quente, além de que ocupa imenso espaço na mala. Para mim o mais importante é que seja leve, confortável e bonito.
  • 1 tolha de banho – daquelas coisas que numa clínica privada não são necessárias e num hospital publico podem vir a ser.
  • chinelos de banho e chinelos de quarto – levo umas havaianas para o banho e como não é propriamente o calçado mais elegante para uma ocasião tão especial, também levo uns chinelos bonitos que habitualmente reservo para uma estadia em hotel.

_MG_7438_b

  • 1 pacote de pensos higiénicos – levo 2, em algodão orgânico e especiais para o pós-parto. Comprei na Mimo Natura da marca Natracare.

_MG_7436_b

  • 1 copa protectora de mamilos – levo as copas, os bicos de silicone e o creme Purelan, tudo da Medela. A amamentação pode ser difícil e dolorosa, por isso antes prevenir que remediar.
  • artigos de higiene pessoal – além do normal, levo umas amostras de um gel de banho sem parabenos e particularmente suave com a flora vaginal que se vende na Mimo Natura também. Sendo esta uma fase delicada do ponto de vista de perdas de sangue, cicatrizes, etc. prefiro ter um cuidado extra.
  • documentos – cartão do cidadão, boletim individual de saúde da grávida, ecografias e análises. Tenho tudo num porta-documentos bonito da Mimi Burnay.

Agora a prioridade é a mala da Camila. Assim que estiver pronta, mostro tudo.


11 comentários a “[preparando a chegada da Camila] a minha mala para a maternidade”

  1. Olá boa tarde
    Poderia dizer-me onde comprou a camisa de dormir branca com laço em cetim e o robe a combinar? Gostei tanto e nao sei onde encontrar.
    Obrigada
    Beijinhos

  2. respondendo à questão das malas: são espanholas de uma marca de coisas para bebé que já não existe. foram paixão à primeira vista da minha mãe, há uns 8-10 anos atrás, que as comprou um bocado por impulso. já usei estas malas no parto da Constança, a minha irmã no da Teresinha e agora vão ser usadas com a Camila. são mesmo lindas 🙂

  3. Olá, gostei muito das malas de maternidade. Pode-me dizer onde as comprou? Obrigada. Marta

  4. Adorei as camisas de dormir! Quem me dera ter encontrado tão bonitas quanto as de rendas e laços! Eu aconselharia um pacote de bolachas e uma garrafa de água para além de um sumo de ameixas (com a epidural o intestino deixa de funcionar e as primeiras idas a casa-de-banho são bastante complicadas). Adoro as malas! 🙂

  5. Tudo lindo, lindo! Parabéns! Pode dizer também onde comprou as malas? Adoro!!!

  6. Olá!

    Adorei as malas. Ando há tempos à procura de umas assim…Algumas dicas onde as posso encontrar?

    Beijinhos e parabéns pelo blog inspirador!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *