- 4 conjuntos de roupa exterior – se na gravidez da Constança eu privilegiei muito o azul [não é que eu não goste de cor de rosa, gosto, mas em demasia cansa-me], no pouco que comprei para a Camila senti vontade de experimentar outros tons menos pastel e mais quentes, como os cinzas, os azuis petróleo e as cores taupe, além do branco que, sendo uma das minhas cores preferidas, tem sempre muito destaque.
[conjunto nº 3] Novamente um conjunto de malha. Dica: mais do que muito tecido, folhos e rendas, as peças mais confortáveis para um recém-nascido vestir nos primeiros dias são as malhas [de fio quente no inverno, de algodão no verão]. São as peças mais aconchegantes, mais confortáveis e que melhor permitem ao bebé manter a sua posição fetal. Lembrem-se que acabaram de sair da vossa barriga.
body de gola Knot do enxoval da Constança * camisola de malha com laços de cetim de ombros Ma Petite Princesse * saial de malha antigo, emprestado e também usado pela Constança Pili Carrera
[conjunto nº 4] Um cueiro com peito de malha e saia de tecido idealizado pela minha mãe, logo muito especial. A camisola é bem pequenina, ideal para usar nos primeiros dias. Dica: mesmo para bebés grandes, não ter medo de comprar algumas peças de tamanho 0 [essencialmente interiores, babygrows e partes de cima, umas 3 peças]. Além de mais bonitos, os bebés ficam muito mais confortáveis com peças à medida. Pensem no que seria vestirmos a nossa roupa toda tamanho acima, larga e a deixar passar o frio. A Constança nasceu com 3,825kg e usou o tamanho 0 durante 2 a 3 semanas. Para a Camila [que à data de hoje terá uns 3,200kg] vou fazer o mesmo.
body com gola em piquet bordado Ma Petite Princesse * cueiro com peito de malha confecionado pela minha costureira
- 4 conjuntos de roupa interior – bodys e calças de pé em algodão, todos da linha dermacare da Knot.
- 3 pares de meias – levo umas brancas, uma rosa e umas azuis, todas nos tamanhos mais pequenos que consegui encontrar.
- 2 pijamas – levo babygrows tamanho 0, um que era da Constança e outro que escolhi especialmente para a Camila. Apaixonei-me por este da Knot, bordado, num algodão macio e de toque aveludado. Faz conjunto com a fralda [na imagem do lado] e a minha camisa de amamentação [ver este post].
- 2 fraldas de pano
- 1 manta – na lista diz para levar uma manta mas eu acrescentei o swaddle em bambu desta marca e uma espécie de envolta em algodão muito macia feita pelo Bazaar das Chitas para a Constança [para usar no caso de não haver lençóis disponíveis]. A manta branca também é da linha dermacare da Knot.
- 1 toalha de banho – comprei uma toalha nova para a Camila na Zara Home.
- artigos de higiene para o bebé – gosto muito da Uriage. Não esquecer o pente para ajudar a levantar suavemente a crosta láctea.
- fraldas descartáveis – levo 2 pacotes tamanho prematuro da marca Bambo, as fraldas eco-descartáveis à venda na Mimo Natura.
- toalhetes – sem álcool e sem perfume da marca Natracare.
- saco para a roupa suja
Depois, numa bolsa à parte, preparei e separei a primeira roupa que quero vestir à bebé quando nascer com a primeira muda, tudo tamanho 0 e tudo em branco.
Este conjunto é especial e deve ser selecionado com muito cuidado, afinal é a primeira roupa que o bebé vai vestir na sua vida exterior, fora da barriga da mãe. A sua pele estará muito sensível, provavelmente será limpa apenas com gaze ou algodão [a Constança só tomou banho 12 horas depois, não sei bem qual é a regra nem se há diferenças entre o hospital público e o privado], logo os tecidos devem ser extremamente suaves e delicados. As peças devem apresentar o mínimo de costuras possível e sem etiquetas no seu interior.
- 1 conjunto de roupa interior – calça com pé, body e gorro tudo da linha dermacare da Knot, uma linha de roupa interior 100% algodão que contém propriedades antimicrobianas, de hidratação da pele e regeneração celular. Já usei na Constança e agora também são a minha primeira escolha para a Camila.
- 1 conjunto de roupa exterior – escolhi um cueiro em tecido e algodão tamanho 0 da Laranjinha. Tive a preocupação que fosse um conjunto bonito mas essencialmente simples dado que, se tudo correr bem, será o pai a vestir a bebé e eu não quero que ele se sinta atrapalhado na hora H.
- 1 manta – a manta branca da linha dermacare da Knot que mostrei acima.
- 1 fralda descartável
E uma bolsa também para mim com:
- 1 camisa com abertura à frente
- 1 cueca descartável
Tal como a minha mala, a da Camila foi feita seguindo-me pela lista da Mimo Natura.
8 comentários a “[preparando a chegada da Camila] a mala da bebé”
Boa noite,
gostaria de saber onde compraste a tua mala de maternidade.
obrigada
Catarina mendonça 🙂
boa tarde ana,
Gostaria de saber onde comprou aquele conjunto de bolsas para colocar (entre outras coisas) a primeira roupinha do bebé?
(peço desculpa estar a escrever em caps mas o pc não está a colaborar e independentemente de estar on ou off, a opcção caps não se desliga).
Muitas felicidades.
com os melhores cumprimentos.
olá Sandra, as bolsas rosa? na zippy 😉
[…] [preparando a chegada da camila] a mala da bebé […]
[…] fora os interiores dermacare e um babygrow para a primeira noite no hospital [tudo da Knot, ver o post sobre a mala da maternidade], as minhas compras para a Camila resumiram-se a 5 coisas: este swaddle em bambu que comprei numa […]
Enxoval delicioso, amoroso, lindo… Uma hora pequenina. Felicidades…
Adorei algumas peças tais como as calças de pé cinza e a camisola rosa com laços mas não consigo encontrar online para comprar. Como posso fazer?
olá Filipa, estão esgotadas… 🙁 se houver reposição eu aviso no facebook, esteja atenta!